07 fevereiro 2009

Fim de férias. Sugestão de Leitura.

As férias da rádio e do jornal acabaram nesta semana, e então... voltei ao trabalho. Foram 15 dias bem aproveitados. Agora estou em contagem regressiva para o início das aulas, que acontece na próxima segunda-feira, dia 9.

Na quarta-feira, comecei a arrumar o meu material. Primeiramente, separei o que eu vou usar em 2009 e coloquei em um canto. Depois, separei os papéis/livros que foram utilizados em anos anteriores, e guardei em outro lugar.

Enquanto eu organizava a bagunça, encontrei uma resenha que eu fiz, no ano passado, para a disciplina de Gêneros Jornalísticos II. Trata-se do livro “O Estilo Magazine: o texto em revista”, de Sérgio Vilas Boas. Confira!



Técnicas para um jornalismo sofisticado

Dominar a escrita e ser referência em determinada profissão não é nada fácil, entretanto, saber utilizar de uma maneira correta a gramática e conhecer as técnicas existentes para a prática do jornalismo, já é um bom começo para quem pretende se destacar na área.

O livro “O Estilo Magazine: o texto em revista”, de Sérgio Vilas Boas, tem o objetivo de traçar diferenças entre textos de revistas, jornais, rádio e televisão, dando enfoque às grandes reportagens, conteúdo encontrado com mais facilidade nas revistas semanais.

Editado pela Summus, com 129 páginas, a obra aborda aspectos importantes para a produção de uma boa reportagem. Com uma linguagem simples e objetiva, Sérgio Vilas Boas proporciona ao leitor um verdadeiro “manual de autoajuda”.

As peculiaridades do texto em revista são abordadas. O autor esclarece a necessidade em se aprofundar no conteúdo da informação, considerando que o trabalho das reportagens é interpretar e preencher a lacuna deixada pelos demais veículos de comunicação.

Fazendo uma comparação entre o jornalismo diário e o praticado nas revistas semanais, o livro enfatiza a liberdade adotada pelas revistas, caracterizada pela evidente exposição da criatividade, enumerações, descrições, analogias, ilustrações, pontos de vista e outros diversos fatores que fazem do texto algo sedutor e sofisticado, contradizendo a suposta objetividade defendida nas notícias diárias. Citações de grandes personalidades do jornalismo como Luiz Beltrão, Muniz Sodré e Nilson Lage também são utilizadas.

“O Estilo Magazine: o texto em revista” é um ótimo material para quem deseja elevar sua bagagem cultural sobre esse diferente modo de fazer jornalismo. É a oportunidade de adquirir, de uma maneira clara e precisa, dicas determinantes para a produção de uma reportagem de impacto e reconhecimento.

Um comentário:

Diuan Feltrin disse...

Tudo o que é bom dura pouco!
Mas vejamos pelo lado bom: a realização do sonho se aproxima a cada dia!!!
Será, com certeza, mais um ano de muito stress, cara feia, brigas... mas que se converterão em risos, orgulhos e satisfações!!!!!!!
espero que tenhamos sucesso amiga!!!
Bjos