02 setembro 2009

Vídeos ajudam universitária vencer a timidez

Com o surgimento da web 2.0, a transmissão de conteúdo torna-se, a cada dia, mais acelerada. Com poucos cliques, já é possível compartilhar informações com todo o mundo. Há 2 anos, o site do “Youtube” revelou a araçatubense Lúcia Pastorello, estudante do 8º Semestre de Direito do Unitoledo.

A possibilidade de publicar vídeos incentivou a jovem, de 21 anos, a mostrar ao mundo o que ela realmente é. Sem intenção de lucrar, Lúcia usou a criatividade na produção de materiais audiovisuais e conquistou fãs no Brasil e exterior.

Em entrevista aos alunos do 6º Semestre de Jornalismo, na última terça-feira, dia 1, no laboratório 6 do Unitoledo, Lúcia Pastorello mencionou que suas criações são postadas semanalmente. “Na maioria das vezes, as gravações acontecem quando estou triste, entediada.Gosto de me inspirar na cultura celta, filmes e ideias de amigos”, explica.

Foram publicados mais de 151 vídeos, todos com características curiosas. A timidez, que antes significava uma barreira em sua vida, passou a ser uma ponte para o sucesso. Do anonimato, Lúcia se tornou uma grande artista da web 2.0. “Posto o que eu sou longe das pessoas”, menciona Lúcia.

Nos vídeos, a universitária se destaca com imitações, danças e utilização de instrumentos musicais. O estilo peculiar de suas criações surpreende os amigos, já que, no dia-a-dia, Lúcia demonstra-se categoricamente introvertida. Dentre as produções, a mais popular é a imitação que a jovem faz do personagem Pikatchu, do desenho Pokémon. O vídeo já recebeu 213.296 visitas.

Lúcia menciona que mais de 490 pessoas estão cadastradas em sua conta e, muitas delas, residem nos Estados Unidos. “Os internautas acompanham, com frequência, os materiais que são produzidos. Já fiz vários amigos na internet, aliás, tenho mais amigos virtuais do que ao meu lado”, revela.

Para ela, as gravações servem como terapia nos momentos difíceis. Além de atender a uma necessidade pessoal, a acadêmica também possibilita aos internautas conhecerem um novo modelo de vida. “Gosto de passar uma mensagem de ânimo às pessoas, como: aproveite o seu dia, faça coisas que você ainda não fez, não tenha vergonha”.

Para divulgar os trabalhos, a artista utiliza o Twitter. “É uma ótima oportunidade de informar meus amigos que um novo vídeo já está disponível”, compartilha.

Vencendo a timidez, Lúcia Pastorello aceitou mais um desafio. Durante o encontro com os estudantes de jornalismo, a jovem interpretou as canções It’s Five O’Clock (Aphrodite’s Child), Mr Postman (The Carpenters) e All on star (Cássia Eller), acompanhada de um violão.

Para ter acesso aos vídeos de Lúcia Pastorello, basta digitar: http://www.youtube.com/lucirello.

(*) Texto produzido para a disciplina de Jornalismo Online e Novas Tecnologias, ministrada pelo professor José Marcos Taveira.


2 comentários:

Ayne Regina Gonçalves Salviano disse...

Agora estou esperando a sua participação no Youtube, Angélica.

Diuân Feltrin disse...

Essa menina é show! Quanto ao texto, arrasou!
Abraços