22 agosto 2009

Semana Estado e grandes surpresas

A proposta era participar de uma semana de orientações e aprendizado. E assim foi.

Durante os cinco dias de visita à capital, conheci profissionais renomados de diferentes mídias e também a estrutura de grandes jornais, rádios e TV.

Uma experiência marcante e enriquecedora...

Tudo começou na segunda-feira (10), às 4h. Eu e a Tamyris entramos em um TÁXI (sim, táxi!), com destino a São Paulo. Foram 7 horas de viagem.

(Explicando: O taxista era o dono da casa onde ficamos hospedadas – Cunhado da minha patroa. Ele e a esposa estavam em Auriflama e aproveitamos a carona, rs)

Chegamos animadas e com todas as energias concentradas para a Semana Estado de Jornalismo, que aconteceria de 10 a 13 de agosto. O evento é realizado anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O auditório estava cheio. Apaixonados pelo jornalismo compartilharam experiências. Muitos estudantes estiveram atentos a todas as informações transmitidas pelos profissionais. Faculdades de outros estados também marcaram presença, como: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Bahia.

A abertura da Semana Estado contou com o tema “Economia ecológica e sustentabilidade”, palestra ministrada pelo economista Hugo Penteado; Os jornalistas Pedro Dória (Portal Estadão), Filomena Saleme (Rádio Eldorado) e Renato Lombardi (TV Record) comentaram sobre a Carreira Profissional; o articulista do Estadão e representante da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra Carlos Alberto Di Franco abordou sobre “Jornalismo, ética e qualidade”; e no último dia do evento, o editor-chefe do Estadão, Marcelo Beraba, falou sobre “Jornalismo investigativo e qualidade da apuração”.

Também aproveitei a oportunidade para conhecer minha amiga blogueira Anna Carolina Neto, que trabalha na gráfica do Estadão.

Nos intervalos da programação da Semana Estado de Jornalismo, eu e minha amiga-irmã Tamyris Araujo visitamos alguns dos principais veículos de comunicação de São Paulo.

Próximo ao Terminal Barra Funda está instalado o prédio da RECORD. Na terça-feira, depois de assistir à palestra do Estadão, decidimos passar pela emissora.

Detalhe: Quem me conhece sabe que sou apaixonada pelo telejornalismo. Já fiquei "louca" só de pensar na possibilidade de conhecer a Record.

Depois de muito insistir, os seguranças não nos deixaram entrar. Era preciso agendar. Tentamos. Mas... não era tão simples assim.

Enquanto a Tamyris falava com o pessoal da Record (ligando do orelhão), um moço passou com o crachá da emissora. Não consegui me controlar, pois os ‘nervos’ já estavam exaltados. Chamei-o. Expliquei a situação. E ele me disse: “Ah, moça. Eu te entendo. Mas, sou apenas estagiário. Não mando nada aqui. Mas, se quiser um conselho: fica ali na frente, vai tentando, pode ser que alguém lá dentro abra uma exceção e mostre a Record pra vocês”.

Guardei aquele conselho. E voltamos na portaria da Record.

Insistimos mais algumas vezes e, de repente, Ana Paula Padrão e Celso Freitas, apresentadores do Jornal da Record, saem para fumar. (Que vontade de dar um beijo na testa do Serra – Santa Lei Antifumo! rs). E claro, não faltaria uma foto!

O segurança disse que, enquanto tirávamos foto com os jornalistas, a Ana Hickman passou atrás de nós, rs.

Depois, fomos para o outro lado da Record - no portão de saída dos carros.

Continuei parando todos que saíam e pedindo uma oportunidade para conhecer a emissora. Até que deu certo, rs.

Conheci o operador de áudio da Rádio Record, Cícero Lima. Expliquei a situação e ele me disse: “Eu te entendo e queria muito te ajudar. Mas, eu não posso fazer nada, sou somente empregado”. Aí insisti: “Mas não tem alguém que você conhece e que poderia me autorizar entrar? Quero muito conhecer....”

Ele me falou sobre Anderson França, diretor de Jornalismo da Rádio Record. Não pensei duas vezes e entreguei meu celular para que ele entrasse em contato com o Anderson.

E feito! O Anderson autorizou.

Quando chegamos à recepção, a porta já estava fechada. Mas, não perdemos a oportunidade. Voltamos no dia seguinte.

Ficamos encantadas com as estruturas da Rádio e TV. O Anderson e toda equipe nos recebeu com muita atenção.

Conhecemos a Rádio Record, alguns estúdios da Record News e ainda acompanhamos parte da gravação do Programa Tudo é Possível. Foi uma experiência muito bacana!

A cantora Kelly Key, o comediante Shaolin (interpretando a Xoelma), o comentarista esportivo Juarez Soares e a Fátima Turci (apresentadora do Programa Economia e Negócios, da Record News) foram algumas das personalidades que conhecemos.

Ainda durante a nossa viagem, visitamos a Jovem Pan AM, Jovem Pan FM e JP Online. Como a Rádio Nova Difusora de Auriflama (emissora a qual trabalho) é afiliada à rede, tudo foi muito fácil.

Conhecemos a equipe responsável pelo Jornalismo, os estúdios (inclusive onde acontece o famoso Pânico) e toda estrutura.

Ainda durante a semana, fomos até a Faculdade Cásper Líbero, referência nacional no ensino do Jornalismo. Não conseguimos entrar, mas tivemos uma ideia do tamanho da instituição.

Outro destaque da viagem foi a nossa ida a Diadema, cidade onde morei até meus 9 anos de idade. Tive a oportunidade de voltar à escola onde estudei e rever alguns professores. Muito bom!

Encerramos a semana com uma visita no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. O educador Luciano Ruas nos contou a história do local e explicou as obras de arte que decoram o prédio.

Shopping, Mc Donalds, 25 de março e Brás foram mais alguns detalhes... rs

Na sexta-feira, à noite, voltamos para Auriflama...

OBS: É impossível contar tudo o que aconteceu na última semana – muuuuita coisa boa!
Mas, acredito que consegui transmitir, por meio deste post, a minha alegria em fazer o que amo: Jornalismo.

Agradeço muito à família que esteve conosco durante esse período: Manoel, Cleuza, Poliana, Dudu e Michel.

Obrigada por todo o apoio, atenção e colaboração!



Na Rádio Eldorado



Estúdio da Record News


Na Record :)



Na Rádio Record



Na Redação do Estadão



Com o jornalista do Estadão, Francisco Ornellas




Com Carlos Alberto Di Franco



Na gráfica do Estadão, com minha amiga blogueira Anna Neto



Sensacional!



Próximo ao auditório do Estadão



O Estado de S. Paulo... Demais!



O tempo passa...



Na entrada do prédio



Grupo Estado...



Com o diretor da Jovem Pan, Khalil



Jovem Pan



No estúdio onde acontece o Pânico



Com Juarez Soares e o diretor de jornalismo da Rádio Record, Anderson França



Com a 'Xoelma'



Com Kelly Key



Com Fátima Turci, da Record News



Com Celso Freitas e Ana Paula Padrão



Família abençoada!

6 comentários:

Rafael Lopes disse...

É uma baita semana heim. Bem proveitosa.

Eu dei furo em você, Por isso nem citou meu blog na sua matéria neh? snifff
rss

bjosss

Anônimo disse...

::: Caramba!!!! Que aventura!!! E que narrativa!! Eu estava lendo e vendo vcs na porta da Record! rs rs

Parabéns, Angélica, pela aventura e por compartilhar assim com a gente. Sensacional!

Angélica Neri disse...

Pois é, Rafa! Este foi só mais um detalhe... :P

Geeeente, o blog do Rafa foi o primeiro a noticiar a nossa aventura! rs

Ele deu furo até no meu blog... e no da Tamyris, rs.

(Chatoo, aproveitou da minha falta de tempo, sniff)

Angélica Neri disse...

Obrigada, Zé!

Fico feliz por sua visita! :)

Diuan Feltrin disse...

Bela Narrativa Angélica. Não fui à Semana Estado, mas consegui visualizar tuda sua trajetória por meio do detalhado texto!
Parabéns pela conquista!!!

Anônimo disse...

Oi Angélica. A aventura de vocs foi o máximo. Comentei no blog da Thamires, eu que moro em São Paulo nunca fui na Record nem nos esúdios da Jovem Pan. Fiquei com uma boa "invejade" de vs hihhih. Parabéns. fiquei com saudades de me ver na gráfica do Estado. Não estou lá faz pouco mais de um mês!! Ah e adorei a nova cara do seu blog está muuuiiito legal! Vc será uma grande jornalista! Sabe o que gostari de saber: Na UniToledo tem alguma pós em Jornalismo??
Beijusss Anna Carolina