12 junho 2009

Os avanços do jornalismo e o surgimento da Web 2.0

Aliar o Jornalismo à internet é oferecer aos leitores agilidade na transmissão das informações. Não é mais preciso aguardar os detalhes coletados por profissionais da TV ou do Rádio, e muito menos as notícias do jornal impresso do dia seguinte. Em poucos minutos, com um clique, já é possível conhecer tudo o que acontece no mundo.

O Jornalismo on-line surgiu em 1995 com a proposta de inovar o cenário jornalístico e oferecer mais um campo de atuação aos profissionais da área. E a ideia “pegou”. Não é por acaso que os portais de notícias recebem milhões de visitas a todo momento.

O resultado desse interesse é comprovado com o surgimento da Web 2.0. O internauta, além de leitor, tornou-se participante dessa esfera informativa. Os portais abriram espaço para que as pessoas enviem reportagens, fotos e vídeos, interagindo com os leitores e garantindo uma melhor cobertura nas diferentes partes do mundo.

Outro diferencial do jornalismo on-line é o abrangente conteúdo que ele proporciona. É possível, por meio de hipertextos, o leitor se informar melhor sobre um acontecimento. Talvez, naquele momento, o internauta desconheça o que está sendo abordado. Os links “conheça o assunto” ou “notícias relacionadas”, por exemplo, podem ajudá-lo.

O portal Folha Online apresenta essas características. Além dos recursos multimídia, como vídeo, áudios, imagens e textos, ele também proporciona ao leitor a oportunidade de interagir.

Vale destacar que o portal tem um posicionamento típico de um bom jornalismo. As notícias do momento ganham destaque, como aconteceu nos últimos dias com a cobertura do Voo AF 447.

Entretanto, há um ponto negativo da Folha Online. O design carregado, com muitas informações “de cara”, talvez intimide um internauta, sem hábito de leitura, “perder” algumas horas lendo o conteúdo do portal. Seria interessante uma reformulação, promovendo uma visualização menos carregada e mais atrativa.

(*) Texto produzido como atividade avaliativa da disciplina de Jornalismo On-line e Novas Tecnologias – ministrada por José Marcos Taveira

Um comentário:

Rafael Lopes disse...

Realmente a internet agiliza muito o acesso às informações. Nem me imagino sem esta ferramente.


Ótimo texto
bjão