29 maio 2008

Compartilhando...

Olá, amigos!

O texto que segue foi publicado no Jornal Tribuna Regional, em uma edição do mês passado. Achei que ficou bacana e gostaria de compartilhar com vocês que visitam o "Pensamentos, fatos e relatos...". Leia e reflita!

Editorial - 26/04/08
Por Angélica Neri

Confira:

Além da escola...

“A educação (...) criou uma vasta população capaz de ler, mas incapaz de reconhecer o que vale a pena ser lido”. A frase de G. Trevelyan retrata de uma maneira bem clara a atual realidade em que vivemos.

O papel da escola, a princípio, é mostrar às crianças o poder das palavras utilizando o método da alfabetização. São vogais por vogais, consoantes por consoantes, sílabas por sílabas e, enfim, capacitam-nas a conhecerem as palavras.

Com as letras também vem os números. Ah! Outro grande problema. Como conciliar tudo isso de uma só vez levando em consideração a pouca idade em que se inicia este ciclo?

Alguns alunos se esforçam para alcançar um domínio mais sólido, outros, porém, não têm esse mesmo interesse de ir além do que a escola ensina. Esse é o início de um aprendizado defasado.

Que as dificuldades existem todos nós sabemos, aliás, elas nos acompanham em várias situações por toda nossa vida e isso não é diferente nos primeiros anos de escola. É comum encontrarmos crianças que alegam se sentirem “perdidas” diante de tantas novas informações e, neste instante, a presença, o apoio e o incentivo familiar são fundamentais.

A partir do momento que a criança se sente segura e, mais do que isso, capaz de conhecer além daquilo que o professor já tenha passado para o restante da turma, ela estará adquirindo um novo e importante hábito: a vontade de buscar e aprender.

É seguindo este critério que crianças e adolescentes conhecerão o quanto é relevante abandonar as leituras fúteis do dia-a-dia como sites de relacionamento na internet ou outras revistinhas de pouco conteúdo, e se apaixonar pelo ato de conhecer coisas novas através de livros especializados.

Você já parou para pensar a quantidade de jovens pré-vestibulandos que se desesperam às vésperas das provas? Este é um grande exemplo de falta de amadurecimento intelectual. Foram acostumados assim, baseados somente nas aulas e, infelizmente, hoje sofrem com a falta de determinados conhecimentos, lamentando os anos perdidos e reconhecendo a falta que uma mudança de conduta os causou.

Conhecemos a luta dos professores e as barreiras que eles enfrentam na sala de aula, o tempo é curto e a falta de recursos é muita, o que os impossibilitam de expor todo o conteúdo necessário. É momento de pararmos de culpá-los pelo mau aprendizado que muitas vezes ocorrem e mudarmos nossa postura como pais, mães e irmãos. Pensem nisso!

Um comentário:

Anna Carolina disse...

Polivalente vc hein garota! Então, no momento eu não trabalho na área, mas trabalho numa grande empresa jornalística, no Estadão. Trabalho no parque gráfico onde imprime os jornais. Gostaria muito de já estar trabalhando na área, mas por aqui o estágio é muuuuuuito difícil e paga mal também! Vc acredita que eu não tenho msn??!! mas preciso mesmo fazer um, quando criar passo o endereço. Qualquer coisa a gente se fala por e-mail.
Ah, e gostei do texto, muito bem escrito.
Bjoss