20 março 2008

Páscoa: Cristianismo x Consumismo


Mais um ano se passou e, novamente, comemoramos a Páscoa. Mas, afinal, qual o significado de tudo isso?

Embora a data seja reconhecida pela presença dos “ovos de chocolates trazidos pelo coelhinho”, sua real identidade está relacionada a uma festividade cristã em adoração a Jesus Cristo. Geralmente, nesta época, as igrejas se mobilizam através de programações diferenciadas, relembrando a sua crucificação e, ao mesmo tempo, a ressurreição.

Desde que se adotou o coelhinho e ovo como símbolos da Páscoa, a data ganhou uma outra comemoração. Diante disso, é visível que a cada ano, lamentavelmente, o seu verdadeiro significado tem sido esquecido, ou, pelo menos, deixado em segundo plano.

Mas, onde está o erro? Nas famílias. Podem até me criticar, mas assim acredito. Ao analisarmos com mais precisão a maneira como tudo está sendo conduzido, defendo a idéia de que todas as famílias estão desgastadas pelo comodismo. Desgastadas? Sim, desgastadas.

Ao se tornarem vítimas deste comodismo, deixaram de se importar em transmitir o verdadeiro significado da data. Os pais, pelo menos a maioria, já não compartilham com os filhos a história da crucificação e ressurreição de Jesus, ou seja, não se importam em contar o verdadeiro motivo da comemoração pascal.

O consumismo tomou posse do espaço antes ocupado pelo cristianismo de tal forma que, lamentavelmente, observamos que hoje em dia a Páscoa, sem ovo, não é Páscoa, ou, em outras palavras, o ovo de Páscoa, nesta data, é “sagrado”. Algo contraditório, não?!

13 comentários:

Norelei disse...

ei migaaa... deu certo sim..
Parabéns pela iniciativa do blog, afinal todo jornalista tem q ter o seu cantinho e talento vc tem...
Um bjãooo até jajá



Norelei

Unknown disse...

Parabéns...tanto pelo blog (tão desejado), quanto pelo texto que nos leva a uma reflexão...realmente o verdadeiro significado, muitas vezes, tem ficado em segundo plano! Ótimo título... afinal, o que tem falado mais alto? O que está sendo sagrado...?
Vamos refletir mesmo!
Parabéns pelo primeiro de muitos textos migah!
Bjus
Sucesso!

Rafael Lopes disse...

Oiaaa
que chique, seu blog.. Gostei muito, além de um excelente texto.

Parabénsssss

preciso fazer o meu, auhauha

bjao

Diego Fernandes disse...

Olá Angélica! Parabéns pelo blog, começou muito bem. Eita menina talentosa hein!
Falando sobre seu texto, acho que a Páscoa, apesar de também ser desrespeitado o seu real motivo, tem a sua origem mais lembrada por exemplo do que o Natal, que é SÓ comércio.
Beijão, e mais uma vez parabéns querida!

Anônimo disse...

Angélica.... parabénss... mto bem refletido seu blog!

Vc é mto talentosa... será uma grande jornalista, pois com suas reflexões ja sabemos que vai ser uma grande profissinal...

bjoss

Anônimo disse...

Angélica querida!
passando rapidinho por aqui..depois comento direitinho!!
beeijo

Cecilia disse...

olá estava "bloggeando" e passei por aki, legal seu blog...quer visitar o meu? www.cantinhodoestudante.blogspot.com...
Feliz Páscoa!

Anônimo disse...

Pow..tah faltando meu comentário aqui hehehe.....bom..seja bem vida ao blog...e tenho certeza que será um sucesso...como vc sempre é!
Bjão e ótima pascoa pra ti maninha...ah..to te devendo sim!!!

Anônimo disse...

Angélica Parabén por mais esta conquista! Afinal, um verdadeiro jornalista necessita de um Blog (aliás, preciso pensar em um).
Assunto muito interessante para iniciar suas publicações. Concordo plenamente que em nossa sociedade capitalista a Páscoa tornou-se sinônimo de ovos de chocolate... Esquecemos do verdadeiro significado: A vitória de Cristo sobre a Morte!
Muito bom amiga! Estarei sempre aqui lendo e comentando seus sábios textos!
Bjão
Diuân

Bia Longhini disse...

Angéééélica!!
adorei seu blog e principalmente seu texto... você disse tudo.
As pessoas esquecem o real significado das coisas por puro comodismo e capitalismo. E isso é lamentável no dias de hoje...

aparece no meu bloguitcho tb! ;D

beeijo

Anônimo disse...

E iaiiii aiiiiiiiiii

hehe nossa como vc é linda !! acima de td é especial ..conheçer vc tão bom..saiba que tenho carinho em cristo..te desejo sortes de bençãos e muito sucesso!!

vc é uma excelente profissional!!

te amo em cristo !!

Anônimo disse...

Pô, mas esse blog está movimentado heim.
Só espero que vc não tenha apontado uma arma para a cabeça de todo mundo para eles comentarem, como fez comigo. uhauhauahuahuahuahuahuahauhauhauhauhauhauhauhauhauhauahuahuahuahuahuah

Zueira Angélica, belo texto.

Railda Sales disse...

Olá Angélica, amei seu Blog! E encontrei tudo que precisava nele... Posso usar? Eu explico... Sou professora e fiquei de fazer uma apresentação sobre páscoa com minha turma de 5ª série. Como o tempo estava curto, pensei em fazer um programa de rádio, e fazendo uma pesquisa sobre consumismo na páscoa encontrei seu belíssimo texto e, de uma jornalista/radialista (maravilhoso!). Claro que eles irão adaptar, mas, contribuirá para que formem uma nova visão da pascoa, assim como seus pais que estarão presentes na apresentação.
Sucesso, sorte e Feliz Páscoa!
Abçs, Railda Sales