29 janeiro 2011

Sonho realizado

Nunca escondi o quanto amo a profissão que escolhi. O Jornalismo me fascina, me encanta.

Há alguns dias brinquei com a minha mãe: "Pronto. Fiz Jornalismo porque gosto. Agora tenho que cursar algo que me faça ganhar dinheiro", rs.

Confesso que nem procurei saber o quanto me renderia ($$$) ser jornalista. Eu simplesmente percebi que eu não conseguiria sentir por outra profissão o que eu sentia pelo Jornalismo. Escolhi o que me daria satisfação.

Penso em continuar estudando sim. Jamais para mudar de área. Buscarei especialização com o objetivo de me qualificar mais e mais. O mercado de trabalho não só exige, mas também merece, profissionais capacitados.

Os últimos meses de 2010 foram marcantes. Enfrentei momentos de angústia, aflição, correria, empenho e superação. A elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) cobrou muito de mim e dos meus companheiros de grupo. Situações difíceis surgiram, problemas técnicos... mas Deus nos fortaleceu!

A apresentação ficará na memória. As considerações da banca examinadora foram importantíssimas para a nossa caminhada profissional. A nota 10 nos deixou sem palavras por alguns minutos, sem ação. Só nos manifestamos quando a nossa orientadora disse: "pessoal, acabou!", rs. Simplesmente rimos e nos abraçamos...

A colação de grau foi linda. O discurso criativo da nossa coordenadora e paraninfa Karenine Cunha tem um significado especial em nossos corações. Fiquei muito feliz com a presença das professoras Ágatha Urzedo (patronesse), Ayne Salviano e Melissa Moura na cerimônia. São quatro pessoas especiais, que contribuíram muito para a nossa formação.

O jantar dançante de formatura também foi tudo de bom. Familiares e amigos comemoraram conosco esta grande conquista. Momentos de festa e despedidas...

Eu estou realizada!

Ganhei grandes amigos! Adquiri conhecimento! Venci desafios...

Agora, um novo tempo começa...

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que estiveram comigo nesse período, em especial aos amigos-irmãos Diuân Feltrin, Rafael Lopes e Tamyris Araujo, Cristiano Morato e Luiz Gustavo Caldeira. Eu amo vocês!













Obrigada, por tudo!


14 janeiro 2011

Agora sim, jornalista!

Esperei tanto por este momento e agora posso comemorá-lo. Agora sim, sou, de fato, jornalista!

É com grande alegria que compartilho esta conquista com vocês. Lutei e, finalmente, venci. É sim uma grande vitória. Sou apaixonada pelo Jornalismo!

Na última quarta-feira, dia 12, eu e meus companheiros de turma participamos da colação de grau. Cerimônia linda e especial. Momento inesquecível.

Atuei como oradora da turma. Na ocasião, li uma mensagem aos alunos e a todos que, de alguma maneira, contribuíram com a nossa formação. Minha irmã até gravou o meu discurso, mas ainda não tive contato com o vídeo.

Estou realizada. Feliz por tudo o que está acontecendo em minha vida, por todas as pessoas maravilhosas que Deus colocou em meu caminho. Por tudo o que aprendi nesses quatro anos…

Vou sentir muitas saudades dos professores e vários amigos que conquistei no UniToledo, em especial dos meus “irmãos” Diuân Feltrin e Rafael Lopes. O trio mais unido da sala… a “Turminha Estado”, como alguns apelidaram, rs.

Ainda na solenidade de colação de grau, durante o discurso da nossa coordenadora e paraninfa Karenine Cunha, fomos surpreendidos com a classificação de todas as panelinhas da sétima turma de Jornalismo: o nosso trio ficou conhecido como a “Panelinha dos Nerds”, incluindo também os amigos Cristiano Morato e Luiz Gustavo Caldeira (pois é, agora um quinteto!), rs.

Karenine também preparou uma reportagem, aliás, muito criativa, que destacava o que ela imagina para o nosso futuro. Eu, segundo ela, serei repórter da TV Globo…

Nossa turma recebeu o nome de “Profª Melissa Carolina de Moura”. A querida jornalista Ágatha Urzedo foi a patronesse.

Estou muito feliz!

Parabéns amigos jornalistas, por esta importante conquista!
Obrigada, professores, família e amigos, por tudo o que vocês representam em minha vida!

Confira agora o meu discurso:

Colegas de turma, companheiros de profissão; professores, familiares e amigos, boa noite!

É... este é um momento especial, um dia de festa!

Parece que foi ontem que nos conhecemos (como passou rápido!).

Em 2007, éramos ainda jovens despreparados, sem muita noção do que encontraríamos pelo caminho. Andávamos pelos corredores do Unitoledo com grandes expectativas para descobertas. Conhecemos aos poucos um universo de possibilidades.

Lembro que na primeira semana de aula, alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo participaram juntos de programações diferenciadas, conheceram os laboratórios... um momento de integração.

Hoje, novamente estamos reunidos. Agora com um objetivo maior e ainda mais prazeroso: a nossa tão almejada colação de grau.

Já é possível perceber o nosso amadurecimento. Quatro anos se passaram. Somos agora profissionais, com sonhos e objetivos traçados.

Tivemos algumas decepções, claro. Quantos de nós achávamos que poderíamos mudar o mundo?! E depois percebemos que não é tão simples e fácil assim.

É pessoal, nossa profissão tem também os seus espinhos, como qualquer outra.

Muitos de nós ficamos indignados com a queda da obrigatoriedade do diploma. Outros até concordaram... Mas sempre existia aquele impasse: e agora, fazer faculdade pra que? Vale a pena tanto esforço? E a resposta veio com o tempo.

Sim, vale a pena! O mercado de trabalho jamais fechará as portas para quem é bom, para quem se dedica à profissão. A formação é essencial. E as oportunidades vêm.

Com fé, determinação e apoio da família foi possível romper as barreiras, vencer as dificuldades.

Durante esses quatro anos, descobrimos novos potenciais; vimos mudanças de comportamento;

Convivemos com alunos quietos, tímidos; alegres, extrovertidos; intelectuais e distraídos;

Aprendemos com a empolgação e otimismo de alguns, cansaço e revolta de outros; aprendemos com as demonstrações públicas de afeto e companheirismo, e aprendemos até mesmo com nossos desencontros, discordâncias.

Sorrimos, choramos; compartilhamos momentos de desespero, aflição (TCC); mas também de união, alegria e conquistas;

E nossa festinha “Liberdade para os Focas” hein?! Ficamos só na primeira edição...

E o tempo passou...

Vimos muitos dos que começaram conosco pararem o curso e deixarem saudades. Outros companheiros chegaram...

Em nome da turma, agradeço a todos que, de alguma maneira, contribuíram para que chegássemos até aqui. Primeiramente a Deus, que nos concedeu saúde, força e discernimento; Nossa família e amigos pelo constante apoio; diretores e proprietários de veículos de comunicação, que nos deram a oportunidade de estágios e empregos, permitindo que colocássemos em prática grande parte do que aprendemos nos bancos acadêmicos;

Agradecemos aos professores, por todo ensinamento compartilhado e também palavras de incentivo durante as aulas, conversas informais no dia a dia e emails motivadores; e claro, a todos da família Unitoledo que muito bem nos receberam durante todo esse período.

Do Unitoledo levaremos mais do que a formação, mais do que o diploma. Guardaremos na memória e no coração as oportunidades incríveis que tivemos, amigos especiais, momentos marcantes;

Concluímos hoje mais uma importante etapa de nossas vidas!

Lembraremos sempre das provocações em que fomos submetidos. Reflexões necessárias...

Precisamos sonhar, buscar. É necessário ousar.

Somos capazes, sim, de romper os limites.

Lembrem-se: O “NÃO” nós já temos. Agora é hora de alcançarmos o “SIM”!

Um forte abraço a todos!

E sucesso!

Que Deus nos ilumine nessa caminhada.









Com a permissão de Deus, hoje posso dizer: "eu venci!"

09 janeiro 2011

E 2011 chegou...

Olá, amigos!

Está tudo tão corrido que parar para atualizar o blog tem sido muito difícil. Chegaram (e já passaram!) as festas de fim de ano, na próxima quarta-feira (12) vem a colação de grau e depois o jantar de formatura (22). Os detalhes são tantos... é necessário estabelecer prioridades.

Sei que estou devendo um post sobre as minhas últimas experiências de 2010. Nem mesmo as fotos e as novidades do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) eu compartilhei com vocês. Peço perdão, logo farei isso. Só pra não deixá-los curiosos: meu grupo foi aprovado com nota 10!

Passei rapidamente por aqui para desejar um 2011 de muita paz e alegria a todos vocês. Sucesso e muitas conquistas nesta nova etapa!

Será um ano diferente em minha vida e por isso peço que torçam por mim.

Pedi demissão da rádio e dos jornais recentemente e agora busco novas oportunidades. Confesso que amo essas empresas, pois lá aprendi muito e conheci pessoas maravilhosas. Mas tomei essa decisão com o desejo de me dedicar a uma área que eu realmente amo e sempre sonhei em atuar: o telejornalismo.

Um forte abraço!
E até a próxima atualização...