30 outubro 2009

06 outubro 2009

Liberdade de expressão em xeque

É comum discutir-se sobre a existência da “liberdade de expressão”. Na mídia, questiona-se com frequência os limites deste “direito”: quais as vantagens e desvantagens de tornar público um pensamento? Até que ponto considera-se positivo argumentar a favor de uma causa que defende?

Para quem busca um espaço destinado à produção textual livre, uma das ferramentas mais utilizadas atualmente é o blog. Livre de linhas editoriais e “superficialmente” distante de fiscalização, a internet oportuniza aos críticos a possibilidade de publicar seus pontos de vista.

Recentemente, o publicitário Raphael Quatrocci postou no blog “Resenha em 6” uma análise sobre o Boteco São Bento, localizado no bairro Vila Madalena em São Paulo. Com abordagem crítica, o post causou grande repercussão. Ofendido, Jonas Steinmayer, um dos proprietários do blog, deixou um comentário com característica “ameaçadora”. O fato foi levado à Justiça e o blog obrigado a retirar a resenha do ar.

A decisão judicial torna-se clara a utopia existente no termo “liberdade de expressão”. Citar nomes de estabelecimentos pode ser considerada uma atitude um tanto quanto ousada, mas ainda sim compreensível, já que o autor demonstrava a insatisfação com o atendimento que recebeu. Coagir o blogueiro a excluir o post não seria uma posição correta. Tal acontecimento descaracteriza a ferramenta, já que a maior peculiaridade do blog é justamente a liberdade que ele oferece.

Aceitar as críticas e utilizá-las como subsídios para a melhora é uma atitude sábia. Muito ganharia o autor da resenha, dono do bar e consumidores se o comentário de Jonas Steinmayer transmitisse uma mensagem de otimismo, profissionalismo e seriedade. Grande seria o avanço se ele utilizasse a frase: “Agradecemos as críticas. Medidas estão sendo tomadas para repararmos estes transtornos”, ao invés de “estamos tomando as devidas providências em relação a esse blog”.

(*) Texto produzido como atividade avaliativa da disciplina de Jornalismo Online e Novas Tecnologias, ministrada pelo professor José Marcos Taveira.

03 outubro 2009

Marcelo Tas no UniToledo: um sucesso!

Os alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Design de Interiores do Centro Universitário Toledo participaram de uma rica palestra com Marcelo Tas, no auditório da instituição, na sexta-feira, dia 2.

Dinâmico e humilde, o apresentador do Programa CQC, da Band, falou sobre a importância da criatividade na era digital.

Antes da palestra, tive a oportunidade de participar da coletiva, representando a TV Toledo. Logo em seguida Tas concedeu uma entrevista exclusiva à TV da instituição.

Sem dúvidas, a intelectualidade de Marcelo Tas contribuiu, e muito, com a nossa formação acadêmica e profissional.

Foi muito bom!

Parabéns, Marcelo Tas! Parabéns, UniToledo!

Acompanhe as fotos:


Na coletiva


Exclusiva para a TV Toledo


Equipe da TV Toledo com Marcelo Tas


No auditório, durante a palestra

Para completar minha alegria, vejo que o Marcelo Tas respondeu o meu recado no Twitter!

OBRIGADA, MARCELO TAS!