27 maio 2009

A importância do blog para o mundo jornalístico

A internet oferece várias ferramentas para interação e abrangência de informação. Um dos destaques da atualidade é a adesão de jornalistas, e estudantes da área, ao mundo da “blogosfera”. Esse instrumento se popularizou com rapidez, possibilitando a publicação de vários textos, de uma maneira dinâmica e personalizada.

Muitos profissionais do jornalismo encaram a utilização do blog como válvula de escape. São nessas páginas virtuais que eles têm a oportunidade de escrever textos que apontam o real posicionamento em relação ao assunto em pauta, rompendo as barreiras da linha editorial dos veículos de comunicação que trabalham. O espaço é totalmente independente.

Há quem defenda a ideia de que o blog é também uma mídia. Muitos portais de notícias divulgam endereços de blogs para que os internautas acessem e tenham um complemento da informação. É o caso do conhecido Blog do Josias de Souza, sempre destacado no portal Folhaonline.

Além disso, blogs que exploram conteúdos verídicos e de relevância social podem ser utilizados como fontes para a produção de um material jornalístico.

No entanto, vale destacar a importância de se averiguar a credibilidade do que é fornecido. Existem inúmeros sites pertencentes à “blogosfera” que não são confiáveis. A facilidade de se criar a página virtual, e a gratuidade do serviço, tornam os blogs muito vulneráveis a distribuição de informações falsas.

O blog, que surgiu com uma proposta inovadora e interativa, destina-se, principalmente, aos amantes da comunicação. O espaço virtual possibilita um relacionamento diferenciado entre “blogueiros” e visitantes. A cada texto publicado, o autor tem o senso crítico explorado, as ideias divulgadas e as técnicas gramaticais aperfeiçoadas.

* Texto produzido para a disciplina de Jornalismo On-line e Novas Tecnologias - ministrada por José Marcos Taveira

Um comentário:

JULIANA MARTINS disse...

PRIMEIRO AMEI SEU BLOG ESTA MUITO BONITO A FOTO ESTA DIVINA.....
TENTAMOS COPIAR MAS NÃO DEU CERTO A SUA FICOU PERFEITA GOSTEI MUITO....
O TAVEIRA VAI GOSTAR DO SEU TEXTO SOBRE IMPORTANCIA DO BLOG AFINAL TD Q É RELACIONADO A NET....UM