16 maio 2008

8ª SECOMT - Semana de Comunicação e Moda do Unitoledo

Os acadêmicos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Design de Moda do Centro Universitário Toledo de Araçatuba tiveram uma semana diferenciada com palestras, oficinas, concurso e festival de animatics. A SECOMT - Semana de Comunicação e Moda do Unitoledo aconteceu entre os dias 12 e 16 de maio.

Essa foi a primeira edição que reuniu os três cursos. Até 2006, o evento era somente para o Jornalismo, no ano passado o curso de Publicidade e Propaganda aderiu às atividades e, esse ano, os alunos de Design de Moda também fizeram parte da semana.

Segunda-feira, na abertura oficial, Rubens Yoshio Yoshida foi o palestrante da noite, falando sobre “Comunicação e Marketing Digital”. Na seqüência, foram exibidas as 14 videorreportagens participantes do 2º Concurso de Reportagens de TV e a votação era realizada ao sair do auditório. Eu, o Diuân Feltrin, o Cristiano Morato e o Rafael Lopes também concorremos.

Na terça-feira, os presentes acompanharam a palestra ministrada pelo Silvio Barbosa, da TV Gazeta, que abordou o tema “Mídia, tecnologia e TV digital”. Os alunos de Publicidade e Propaganda, neste dia, tinham a opção de participar da oficina de Corew Draw e Photoshop. Já os alunos de Moda, uma palestra sobre "Trajetória da Duo Moda”.

Na quarta-feira, uma surpresa. Lembra do concurso de videorreportagem que citei no início do texto? A videorreportagem que ganhou o maior número de votos foi o “Conteúdo Online” que, por acaso, é o trabalho que produzimos, rs. Será que eu, o Cristiano, o Diuan e o Rafa ficamos felizes? Ahh! Muito. A segunda colocação foi conquistada pela videorreportagem "Blogs", da minha grande amiga e irmã Tamyris Araujo, juntamente com seu grupo. O terceiro trabalho classificado foi o "Vc Repórter", com a voz de ouro da Iradio, minha amiga Natalí, e seus outros colegas.

Ainda na quarta-feira, os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda acompanharam a palestra com Cássio Politi e Diogo Silva, que abordaram assuntos relacionados ao Mundo Virtual, o tema da semana, como, por exemplo, o Second Life. Para os alunos de Moda teve uma palestra na sala de Práticas Jurídicas.

Na quinta-feira participamos de uma Oficina de apresentação de TV, com a Profª Ms. Melissa Moura. Quem não se inscreveu, esteve acompanhando a exposição de trabalhos no laboratório de radiojornalismo. O curso de moda esteve no auditório, na participação de mais uma palestra.

Hoje, sexta-feira, a SECOMT será encerrada com um jogo de confraternização entre Publicidade e Propaganda, e Jornalismo. Os acadêmicos de Moda estarão na instituição, onde irão participar de mais um dia de aprendizado no auditório do Unitoledo.

O evento ainda não acabou, mas posso adiantar: Tudo foi muito bacana. Quero parabenizar a nossa coordenadora Karenine, assim como o Maurício, coordenador de Publicidade e Propaganda, a Jussara, coordenadora de Moda, e todos os envolvidos, pelo sucesso da 8ª Semana de Comunicação e Moda do Centro Universitário Toledo.

A seguir, acompanhe a nossa videorreportagem: As sonoras foram gravadas durante a visita que eu e o Cristiano fizemos ao jornal O Estado de S. Paulo, no final de abril, durante a Semana Estado de Jornalismo.

http://www.youtube.com/watch?v=RnHkn28M6i8

Quero agradecer a todos do laboratório de TV do Unitoledo pelo trabalho realizado. Pra quem não sabe, quase que a videorreportagem “Conteúdo Online” não existiu.

Cheguei de São Paulo no domingo, 27, descarreguei o material e copiei-o no CD. Na segunda-feira, 28, fui até a faculdade levar as nossas sonoras e lá recebi a notícia de que o formato que o vídeo estava gravado não era compatível com o Premiere – Programa de edição utilizado no laboratório.

Nossa, que falta de sorte! Bom, mas isso não nos abalou. Eu, o Rafa e o Diuân, que estávamos lá no momento, começamos a pensar em outra pauta. Enquanto isso, o Alessandro e o Diego sentaram em frente ao computador na tentativa de converter as gravações para outro formato e... conseguiram! :D

Felizmente foi possível utilizar as nossas gravações, porém, faltou um pouco de qualidade de imagem e áudio. Quanto à imagem nada pôde ser feito, mas a dificuldade em se compreender o que era dito foi reduzida, graças às legendas. Agradecemos a Gabi, que ouviu todo o conteúdo que tínhamos separado para a videorreportagem e as escreveu.

Obrigada também à Bia Longhini, que, pacientemente, me agüentou no MSN enquanto eu passava as imagens que eu queria que fossem utilizadas e foi a responsável pela edição, que ficou muitooo boa!

E, enfim, nossos agradecimentos a nossa professora Melissa Moura, que nos incentivou a participar do concurso, mesmo com a nossa pouco experiência.

7 comentários:

Bia Longhini disse...

ééé bom mesmo ter agradecido :p
hahahaha

Sua matéria deu trabalho mas no final das contas deu td certo, e vcs ainda ganharam o prêmio!
Parabééns a vc e a todo o grupo, viu!!

E se vc for jogar hj a noite, me aguaarde! uahuahuahua (risada maléfica!)

beeijo Angélica

Anônimo disse...

Nossa sem comentários da semana, esteve tudo muito bom, e o melhor de tudo foi ter ganho o concurso de videorreportagem.

Nao foi nada fácil mesmo, desacretidados, nada dando certo.. faltava um dia para entregar o trabalho pronto e nada de sair do papel. No fim tudo ficou resolvido e muito bommmmm.

Valeuu a todos que votaram em nós tb, aos amigos de do terceiro semestre de jornalismo, aos amigos dos outros cursos e ao professores

bjaoo

Anônimo disse...

Parabéns pelo prêmio da reportagem Gé!!!! Você merece menina!

Adoro você!!!!

Beijos!!

Anônimo disse...

OI!
Parabéns pela sua reportagem Angélica! Eu gostei bastante dessa SECOMT, afinal, uma semana diferenciada é legal!
bjus

Anônimo disse...

Olá, amor da minha vida! Estava faltando o meu comentário aqui, rs?! Meus parabéns pela conquista do prêmio no 2º Concurso de Reportagens de TV. Fiquei muito feliz com o resultao e você merece muito mais do que isso. Outras conquistas virão, tenha certeza disso. Acredito muito em você!
Só lamento que a SECOMT não tenha a mesma importância como em anos anteriores, antes dedicada exclusivamente ao jornalismo.
Um forte abraço!

Anna Carolina disse...

Gostei Angélica, bem legal... poxa vc veio em abril... se a gente já se conhecesse te levaria no parque gráfico, é bem legal! Acho que em breve postarei esse seu vídeo no meu blog, porque abordarei a TV 2.0
pode ser? o meu e-mail é esse anna_neto@estadao.com.br
Adoro a sua voz:)

Zemarcos Taveira disse...

Parabéns pelo prêmio, Angélica, vcs mereceram. Passei aqui só para falar um "oi" para minha amiga. Abração.