30 maio 2009

Você é forte!

A vida é repleta de desafios. Em cada um deles, nos deparamos com situações positivas e negativas. Existem momentos que nos sentimos valorizados, e em outros, desprezados. Ocasiões em que acertamos ou erramos. Vencemos ou perdemos.

É na luta para vencer esses desafios que o ser humano descobre que é mais forte, ou mais fraco, do que pensa.

Os anos passam e as adversidades tornam-se intensas. Existem situações em que pensamos em desistir. Realmente, parece o caminho mais fácil.

Em outras, lutamos perseverantes até o fim - sempre preenchidos de ousadia e coragem. A fé e a confiança falam mais alto.

Talvez, durante a luta...
Alguém que amamos nos magoa, um problema no trabalho nos entristece, ou qualquer outro problema parece não ter solução. E caímos, sem força para levantar.

A situação assume um nível incontrolável. As dificuldades bloqueiam a nossa visão otimista – aquela de que a vitória está próxima. Nos sentimos mais fracos do que fortes.

E parece impossível vencer...

Nick Vujicic é um jovem vitorioso, que tem muito a ensinar aos leitores do Pensamentos, fatos e relatos.

Acompanhe:




A cada desafio, os potenciais são aperfeiçoados.
As lutas existem para que possamos vencê-las!

Lembre-se: você é forte!

Assim como Nick, você tem a capacidade de romper todas as barreiras e conquistar o seu objetivo...

28 maio 2009

O Welington agora é papai!

Meu amigo e companheiro de trabalho Welington Sales, e a sua esposa Priscila, ganharam dois anjinhos na manhã de ontem.

Os mais novos papais estão felizes da vida! Depois de uma gravidez tranquila, a Paola e o Pedro chegaram com muita saúde, graças a Deus!

Eu estive na Santa Casa de Misericórdia para parabenizá-los e registrei esse momento especial.

Parabéns, viu!
Que Deus abençoe muito esta família!

Um forte abraço...

27 maio 2009

A importância do blog para o mundo jornalístico

A internet oferece várias ferramentas para interação e abrangência de informação. Um dos destaques da atualidade é a adesão de jornalistas, e estudantes da área, ao mundo da “blogosfera”. Esse instrumento se popularizou com rapidez, possibilitando a publicação de vários textos, de uma maneira dinâmica e personalizada.

Muitos profissionais do jornalismo encaram a utilização do blog como válvula de escape. São nessas páginas virtuais que eles têm a oportunidade de escrever textos que apontam o real posicionamento em relação ao assunto em pauta, rompendo as barreiras da linha editorial dos veículos de comunicação que trabalham. O espaço é totalmente independente.

Há quem defenda a ideia de que o blog é também uma mídia. Muitos portais de notícias divulgam endereços de blogs para que os internautas acessem e tenham um complemento da informação. É o caso do conhecido Blog do Josias de Souza, sempre destacado no portal Folhaonline.

Além disso, blogs que exploram conteúdos verídicos e de relevância social podem ser utilizados como fontes para a produção de um material jornalístico.

No entanto, vale destacar a importância de se averiguar a credibilidade do que é fornecido. Existem inúmeros sites pertencentes à “blogosfera” que não são confiáveis. A facilidade de se criar a página virtual, e a gratuidade do serviço, tornam os blogs muito vulneráveis a distribuição de informações falsas.

O blog, que surgiu com uma proposta inovadora e interativa, destina-se, principalmente, aos amantes da comunicação. O espaço virtual possibilita um relacionamento diferenciado entre “blogueiros” e visitantes. A cada texto publicado, o autor tem o senso crítico explorado, as ideias divulgadas e as técnicas gramaticais aperfeiçoadas.

* Texto produzido para a disciplina de Jornalismo On-line e Novas Tecnologias - ministrada por José Marcos Taveira

Não à decadência do jornalismo

As discussões sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo são constantes. Há quem defenda a importância do curso superior para a prática da profissão, mas também existem aqueles que consideram desnecessário o preparo acadêmico para a realização dessa atividade. As divergências de opiniões contribuem para o surgimento de uma sociedade amedrontada, que teme o desaparecimento de bons comunicadores e uma futura desvalorização da área.

O confronto de ideias teve início em 2001, quando o Sindicato de Rádio e TV entrou com uma ação no TRF (Tribunal Regional Federal) de São Paulo. Naquela ocasião, a juíza Carla Rister apresentou parecer favorável ao sindicato, derrubando a exigência do diploma. Em 2005, reverteu-se o quadro, e o parecer da juíza foi anulado. Um ano depois, o Supremo Tribunal Federal garantiu o exercício da profissão às pessoas que já atuavam na profissão. E em poucos dias, uma nova e definitiva votação acontecerá.

Caso o STF decida pelo fim da exigência do diploma, o jornalismo estará condenado a uma “progressiva decadência”. O reconhecimento atribuído à profissão estará friamente ferido, sem direito a tentativas de “cura”.

O embasamento teórico, conhecimento adequado da gramática, regras jornalísticas e ética, entre outros fatores, são imprescindíveis para o desenvolvimento da profissão. E não é somente no dia-a-dia que os profissionais adquirem essas virtudes, como “dizem por aí”. Os bancos acadêmicos oferecem mais vantagens e preparo para o comunicador.

É evidente que a não obrigatoriedade do diploma favorece os proprietários de veículos de comunicação, já que os direitos trabalhistas podem ser prejudicados diante desta falta de especialização. Atualmente, muitos dos jornalistas possuem o registro no Ministério do Trabalho e estão aptos, segundo a legislação, a exercer a profissão. Entretanto, facilmente são encontrados casos de jornalistas “precários” que mal sabem escrever ou falar adequadamente a língua portuguesa.

Parece brincadeira, mas a profissão que no passado foi tão prestigiada e reconhecida, hoje passa por uma grande crise. O jornalismo está sendo “manuseado” como amadorismo, e não mais como uma profissão. Lamentável.

* Artigo produzido para a disciplina de Técnicas de Redação III - ministrada pela professora Ayne Salviano

24 maio 2009

Tudo novo!

Olá, amigos!

Conforme escrevi no último post, agora temos novidades aqui no "Pensamentos, fatos e relatos".

Trata-se do novo layout. Há algum tempo penso em fazer algo personalizado, e foi neste fim de semana que tive a oportunidade.

Quero agradecer ao meu amigo Lucas Ribeiro, que é o responsável por esta nova fase do blog.

Somos amigos há alguns anos e ele atendeu o meu pedido. Valeu, Lucas!!!

Atualmente, o Lucas está cursando Bacharel em Informática, na Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR.

Espero que tenham gostado!
Eu amei!

23 maio 2009

Em breve - O Retorno

Olá, amigos!

Peço desculpas por estar ausente do blog nos últimos dias.

Assumi um compromisso de atualizar a lista telefônica daqui de Auriflama e isso está tomando todo o meu tempo. Ainda tem os trabalhos da faculdade, igreja, rádio e jornais.

Está sendo uma grande correria...

Mas, atenção:
Logo estarei de volta... e com novidades!

AGUARDEM!

13 maio 2009

17ª Festa do Peão: Novos desafios!

Desafios surgem em nossas vidas sem aviso prévio. Ignorá-los ou abandoná-los não são as melhores opções. Quando surge um desafio, aproveitá-lo com uma visão inovadora é sempre importante.

Na última sexta-feira, dia 8, durante a apresentação do Radiojornal "A Voz da Cidade", eu e o outro locutor, Paulo Roberto, comentamos sobre a primeira noite da 17ª Festa do Peão de Boiadeiro de Auriflama, realizada no dia anterior. Na oportunidade, convidamos a população para participar da festa naquele dia, que teria como atração o cantor Daniel.

Eu sabia que à noite eu teria que fazer a cobertura da festa e, possivelmente, entrevistaria o cantor - a exemplo do que já aconteceu com a cantora Wanessa Camargo e o próprio Daniel, na ocasião em que ele esteve em Auriflama em um evento beneficente.
Mas, dessa vez, foi diferente.

Eu encerrei o programa de rádio e me dirigi à sala do Jornal Tribuna Regional, onde eu daria sequência às minhas atividades profissionais. A Norelei, secretária, estava em horário de almoço. Naquele momento, somente eu e meus patrões nos encontrávamos no prédio. O telefone tocou e atendi:

- Nova Difusora e Jornal Tribuna Regional, boa tarde!

- Oi, quem fala?

- Angélica

- Oi, Angélica! É o Daniel!

(grup... engoli seco, rs)

- O-oi, Da-daniel (Era a voz dele! Juro que gaguejei, rs)

- Tudo bem? Quem está no estúdio?

- Tudo joia! No momento não tem nenhum locutor lá, as músicas estão programadas. Mas, se quiser, posso ir até lá!

- Que bacana, então vamos lá!

- Opa, vamos sim!

E assim aconteceu...

Tive a oportunidade de entrevistar o cantor Daniel, por telefone, horas antes do show. Que surpresa!

Na oportunidade, iniciei a promoção com os ouvintes. Durante toda a tarde, as pessoas poderiam ligar na emissora e concorrer à entrada no camarim para conhecer o cantor. Foi muito bacana.

Perguntei a ele sobre o show e o trabalho que está sendo desenvolvido na novela Paraíso. Daniel também comentou sobre a participação no filme "Menino da Porteira".

Para fechar com "chave de ouro" a promoção, sorteamos no final da tarde as cinco participações. À noite, encontrei os cinco ouvintes nas proximidades do palco e tive a alegria de ver nos olhos dos contemplados a alegria proporcionada. Ao meu lado também esteve minha amiga-irmã Tamyris Araujo.

É uma sensação fantástica.

Pessoalmente, também entrevistei o cantor e registrei a opinião dele sobre o encontro com os fãs. O conteúdo foi veiculado no radiojornal "A Voz da Cidade", no dia seguinte.



04 maio 2009

Encontro de Zemarquetes e Blogueiros

Uma grande festa ficará em minha memória. O 1º Encontro de Zemarquetes e Blogueiros, ocorrido em Araçatuba, no Pub Rock Beer, no sábado, dia 2, superou as expectativas.


Só para registrar: os Zemarquetes são os leitores do Blog do Zé Marcos - um blog conhecidíssimo e que acompanho diariamente.


Foi um evento tudo de bom! Incrível!

Conheci pessoas maravilhosas, conversei bastante, ri muito, falei "asneiras" e curti aquele momento de uma maneira muito especial.


Durante toda a noite eu estive com uma galera bacana. Amigos da faculdade (animadérrimos por sinal), blogueiros que até então eu conhecia somente pela internet, enfim... muitas pessoas.


Quero parabenizar meu amigo e professor José Marcos Taveira pelo brilhante evento. Foi ótimo, Zé!


Confira alguns cliques:












02 maio 2009

15 anos sem Ayrton Senna

Os brasileiros guardam na memória a grande atuação de um jovem considerado exemplo de coragem e velocidade. Um “garoto”, com sonhos e promessas de um futuro brilhante: Ayrton Senna, o piloto que se consagrou ícone da Fórmula 1.

Ousado e determinado, ele tinha prazer em participar de desafios. A peculiaridade observada em seu profissionalismo dava a ele a boa fama de “conquistador”. Ele conquistava vitórias e também a admiração de um povo.

No dia 1º de maio de 1994, um grave acidente tirou a vida de Ayrton. A tristeza predominou entre os milhões de brasileiros que acompanhavam nas manhãs de domingo as chegadas sublimes do jovem piloto.

Ayrton Senna faleceu fazendo o que amava, no auge do reconhecimento. Em todo o mundo era observado o sofrimento das pessoas, choro e desespero em consequência do trágico acidente. Simples gestos demonstravam a lacuna deixada por Senna. Ele conquistou o respeito, tornando-se referência no automobilismo.

A emoção e adrenalina proporcionadas às famílias brasileiras eram marcantes. A famosa trilha denominada “da vitória” ganhou destaque no dia-a-dia do piloto. O inesquecível tricampeão mundial levava o nome do Brasil por todos os lados e era orgulho para a população.

Com certeza, o humilde guerreiro impactou o País. A terrível cena ficou registrada na memória de quem assistia à corrida. Era difícil conter as lágrimas. Era difícil acreditar que chegava ao fim uma brilhante carreira.

A partir daquela ocasião, o feriado de 1º de maio não transmitiria a mesma mensagem. Há 15 anos, o “Dia do Trabalho” transformou-se em “Dia da Saudade” para milhares de pessoas.

Valeu, Ayrton Senna!


Confesso que minhas lembranças sobre Ayrton são bem vagas. Eu tinha apenas quatro anos de idade. Entretanto, lembro-me das ocasiões que eu me reunia com minha família para assistir às corridas.

Ainda guardo na memória as chegadas emocionantes de Ayrton Senna. Ele tinha prazer em representar o Brasil. Ele mostrava a bandeira de uma maneira pura e sincera. É como se dissesse: “Eu amo meu Brasil”!

Que a grandeza do jovem guerreiro sirva de exemplo para todos nós.