28 fevereiro 2009

Saindo um pouco da rotina

Sabe aqueles dias que mal conseguimos nos suportar? Estresse, cansaço e pensamentos sobre o futuro. Tudo indicava que o dia seria péssimo. A cabeça explodindo e as costas doendo.

Na quinta-feira, quando cheguei a minha casa, minha mãe disse: “Não vai estudar hoje não. Fica aqui e descansa”.

E não fui.

Desde criança aprendi que devemos obediência aos pais. Já que minha mãe falou pra eu não ir, não podia desprezar essa ordem, né?! rs.

Confesso que não gosto de faltar às aulas. Parece que surge uma lacuna que precisa ser preenchida. Fico com a impressão de que eu perdi algo importante, algo que faria a diferença, entende? E certamente perdi, pois considero todas as aulas importantes.

Mas, enfim...
Aproveitei para jantar com a minha família, já que a correria do dia-a-dia geralmente dificulta o nosso encontro. É sempre assim: quando saio para trabalhar (5h), minha mãe está dormindo; quando chego para almoçar (12h), ela já saiu para trabalhar; quando volto em casa para me arrumar para a faculdade (17h), ela ainda está trabalhando; e quando chego de Araçatuba (0h30), ela já está dormindo.

Assisti TV, acessei a internet e logo fui dormir. É sempre bom arrumar um tempo pra gente. Eu, realmente, precisava de descanso - Mesmo sabendo que essa semana de carnaval foi bem mais tranquila do que muitas outras que já passei.

Na sexta-feira, eu precisava entregar um livro na biblioteca da faculdade. Na verdade, eu precisava mesmo era renovar o empréstimo, porque não acabei de ler para fazer um fichamento (disciplina de Metodologia). O nome do livro é “Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica”. Em outra oportunidade escreverei sobre ele.

Pensei em não ir à faculdade de novo. Já que tenho direito a 25% de falta, e quase não falto, achei que não teria problemas. Acredito que aquela ocasião era oportuna, pois poucas pessoas iriam (e seria difícil a cobrança de alguma atividade avaliativa).

Mas, a crise financeira está tão complicada que R$ 3 de multa na biblioteca já faria a diferença no meu bolso, rs.

Fui para Araçatuba e renovei o livro. Confesso que a minha intenção era sair com amigos e fazer algo diferente. Eu não queria assistir as aulas.

(Aliás, peço desculpas às professoras Melissa e Ayne. Prometo que não farei mais isso!)

Eu e o Rafa Lopes andávamos pelos corredores da facul quando encontramos o meu amigo Ricardo Augusto. O Ricardo estava no Unitoledo resolvendo alguns assuntos relacionados à pós-graduação e nos chamou para comer uma pizza. Não pensamos muito, e logo aceitamos.

Fomos à Pizzaria Donna Oliva. Além de saborear dois excelentes sabores de pizzas, conversamos bastante. Com certeza, foi uma noite muito agradável ao lado de grandes amigos.

26 fevereiro 2009

Bons amigos!

Sair um pouco da rotina é sempre bom. Quando posso, aproveito para viajar e conversar com os amigos. E foi isso que eu fiz!

Eu e o meu amigo Ricardo Augusto decidimos passear em Araçatuba. Marcamos também com a nossa amiga Patrícia Machado. Eles já se conheciam pessoalmente, mas eu ainda não conhecia essa famosa jornalista. Nosso contato era somente por blogs.

Enquanto a Patrícia não saía do trabalho, eu e o Ricardo aproveitamos para passear no shopping. Ah! Durante o passeio, paramos para comprar alguns CDs nas Lojas Americanas e lá encontramos a nossa amiga Natalí Garcelan. Uma amiga muito especial.

Depois de alguns minutos, o Ricardo ligou para a Patrícia. Ela nos informou que um problema na internet atrapalhou um pouco o andamento do trabalho e que atrasaria aproximadamente uma hora.

Enquanto isso, eu e o Ricardo aproveitamos para “forrar” o estômago no McDonald’s.

Logo depois buscamos a Patrícia na Folha da Região. A noite foi muito bacana. Fomos ao Habib’s e conversamos bastante.



Gostei muito de conhecê-la.

Devo destacar que aquele encontro era necessário. Comprovei o que muitos amigos já me disseram a respeito dela:

“Um coração enorme, uma simplicidade incrível e uma animação contagiante”.

18 fevereiro 2009

Pense nisso!

A estrada para o Sucesso não é uma reta...

Há uma curva chamada Fracasso,
Um trevo chamado Confusão,
Um quebra molas chamado Amigos,
Faróis de advertência chamados Família,
E pneus furados chamado Emprego.
Mas...
Se você tiver um estepe chamado Determinação,
Um motor chamado ,
e um motorista chamado JESUS,
Você chegará a um lugar chamado SUCESSO!

(Autor desconhecido)

10 fevereiro 2009

Volta às aulas!

"O primeiro dia de aula a gente nunca esquece". É com esse pensamento que eu escrevo esse post agora. Segunda-feira, dia 9, os novos alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Toledo foram recepcionados por toda a turma. E que recepção! rs rs

Fiquei feliz em vê-los. Como foi bom ver a plaquinha "JORNALISMO - 1º Semestre" na parede. Para quem não sabe, deixei de ser "bixete" só neste ano. Em 2008, quando fui para o 3º Semestre, o Unitoledo não abriu turma do 1º. Fato que nos entristeceu muito.

Segundo os superiores, a quantidade de matrículas, naquela época, não alcançou o limite que precisaria para que desse início às atividades.

E foi a partir daquele momento que paramos para pensar e buscar alternativas para atrair novos alunos. O início de 2008 foi difícil, confesso que demorei para acreditar que não teríamos "bixos". Mas, não desistimos...

Acredito que muitas orações foram feitas para reverter aquela situação. Acredito que muitos contatos foram feitos com o objetivo de mostrar aos estudantes do Ensino Médio que o mundo jornalístico é fantástico. Acredito que teremos muitas conquistas para contar no decorrer deste ano, pois, depois das lutas, creio que vem a vitória.

Fiquei muitoooo feliz em ver aqueles novos alunos. Vale destacar que o Jornalismo do Unitoledo é referência em nossa região e de maneira alguma poderia ser desprezado. Temos uma história e
isso ninguém poderá apagar (nem que queiram!!!).

Os "bixos" conheceram os laboratórios do Unitoledo e acredito que não se arrependeram da escolha que fizeram.

Na terça-feira, o Unitoledo realizou um show para os acadêmicos e disponibilizou alguns brinquedos. A rua foi fechada e os universitários aderiram à iniciativa da instituição. Minha amiga Natalí, empolgada, me chamou para brincar na piscina de bolinha com a turma. Não pude recusar! Nós, futuros jornalistas, fizemos a festa! rs. Em seguida, partimos para o "futebol de mão", hehe.

Na quarta-feira, uma atração muito especial foi organizada pela coordenação. Jornalistas, formados pelo Unitoledo e que hoje estão inseridos no mercado de trabalho, foram convidados para contar suas experiências.

Desejo aos novos alunos um ano letivo agradável e que eles se identifiquem com o jornalismo. Essa profissão é ma-ra-vi-lho-sa.

Não posso negar que o jornalismo tem - como qualquer profissão - "seus altos e baixos". Acostumem... com o tempo vamos descobrindo ainda mais isso.

Porém, peço que continuem firmes.

Acredito que a satisfação de exercer aquilo que nos agrada, e nos completa, é infinitamente proveitoso. Não tem dinheiro que pague.

A seguir, compartilho o texto que eu fiz no ano passado. É uma crônica do Jornalismo. Inclusive, já foi postado no blog do curso e no site do Unitoledo. Vale a pena conferir.


Quem sou eu?

Nasci em um momento crítico e por muitas vezes fui censurado...


Cresci no meio de intelectuais que muitas vezes foram reprimidos por incentivar a minha popularidade...

Posso afirmar que embora muitos quisessem, não conseguiram impedir o meu crescimento. Pelo contrário, construí um grande império e conquistei milhares de corações...

Tentaram tapar a minha boca em várias situações importantes da sua vida, mas eu não permiti que isso acontecesse...


Quem sou eu?


Sou alguém que se entristece com facilidade ao ver que muitos daqueles que me amam são forçados a obedecer a regras capitalistas para sobreviver...


Sou alguém que ainda recebe uma grande porção de ânimo ao saber que existem, ainda que sejam poucas, pessoas que defendem com unhas e dentes o compromisso que têm comigo, ou seja, com a verdade.


Sou alguém extremamente realizado, pois vejo aquela semente que foi plantada há vários anos, hoje gerando frutos por todo o mundo...


Para aqueles que querem seguir-me por status, já deixo claro: dinheiro e fama são pouquíssimos que conseguem...


Sou alguém que pode te afirmar: aqueles que me conhecem e decidem seguir-me por amor, jamais se arrependerão da escolha que fizeram...


Olha... Posso não ter a capacidade de fazer chover dinheiro na sua vida...


Posso não ter a capacidade de te dar um horário fixo de trabalho e nem te garantir a quantidade de horas que vai dormir por dia...


Posso não ter a capacidade de te garantir uma vida conjugal feliz, pois seu companheiro ou sua companheira pode não entender aquilo que você pratica...


Posso não te garantir uma vida saudável, pois muitos são FRACOS e se deixam levar pelo vício do cigarro e do álcool...


Posso não te garantir emprego para o resto da vida, porque anualmente muitos profissionais entram no mercado...


E aí, já descobriu quem sou? Acho que ficou mais fácil...


Sou alguém que muitas vezes vê grandes talentos desperdiçados, pois se decepcionam com facilidade nas primeiras dificuldades que encontram...


Sou alguém que oferece inúmeros campos de atuação, mas são poucos os que decidem continuar o espinhoso caminho e têm a chance de conhecer a grandiosidade de trabalhar comigo...


Sou alguém que ainda promete muito para o futuro, mas só verão acontecer aqueles que se comprometerem a isso...


Mas, enfim, quem sou?


Eu sou o JORNALISMO!

Confira as fotos:



No laboratório de radiojornalismo



Gravando no laboratório de TV


Conhecendo as câmeras


Saudades dos amigos Viviane, Rodrigo, Diuan e Rafa


Turminha show


Turma de Jornalismo na piscina de bolinha. É festa!


Profissionais formados pelo Unitoledo compartilharam suas experiências


"Bixos" e companheiros de curso

07 fevereiro 2009

Fim de férias. Sugestão de Leitura.

As férias da rádio e do jornal acabaram nesta semana, e então... voltei ao trabalho. Foram 15 dias bem aproveitados. Agora estou em contagem regressiva para o início das aulas, que acontece na próxima segunda-feira, dia 9.

Na quarta-feira, comecei a arrumar o meu material. Primeiramente, separei o que eu vou usar em 2009 e coloquei em um canto. Depois, separei os papéis/livros que foram utilizados em anos anteriores, e guardei em outro lugar.

Enquanto eu organizava a bagunça, encontrei uma resenha que eu fiz, no ano passado, para a disciplina de Gêneros Jornalísticos II. Trata-se do livro “O Estilo Magazine: o texto em revista”, de Sérgio Vilas Boas. Confira!



Técnicas para um jornalismo sofisticado

Dominar a escrita e ser referência em determinada profissão não é nada fácil, entretanto, saber utilizar de uma maneira correta a gramática e conhecer as técnicas existentes para a prática do jornalismo, já é um bom começo para quem pretende se destacar na área.

O livro “O Estilo Magazine: o texto em revista”, de Sérgio Vilas Boas, tem o objetivo de traçar diferenças entre textos de revistas, jornais, rádio e televisão, dando enfoque às grandes reportagens, conteúdo encontrado com mais facilidade nas revistas semanais.

Editado pela Summus, com 129 páginas, a obra aborda aspectos importantes para a produção de uma boa reportagem. Com uma linguagem simples e objetiva, Sérgio Vilas Boas proporciona ao leitor um verdadeiro “manual de autoajuda”.

As peculiaridades do texto em revista são abordadas. O autor esclarece a necessidade em se aprofundar no conteúdo da informação, considerando que o trabalho das reportagens é interpretar e preencher a lacuna deixada pelos demais veículos de comunicação.

Fazendo uma comparação entre o jornalismo diário e o praticado nas revistas semanais, o livro enfatiza a liberdade adotada pelas revistas, caracterizada pela evidente exposição da criatividade, enumerações, descrições, analogias, ilustrações, pontos de vista e outros diversos fatores que fazem do texto algo sedutor e sofisticado, contradizendo a suposta objetividade defendida nas notícias diárias. Citações de grandes personalidades do jornalismo como Luiz Beltrão, Muniz Sodré e Nilson Lage também são utilizadas.

“O Estilo Magazine: o texto em revista” é um ótimo material para quem deseja elevar sua bagagem cultural sobre esse diferente modo de fazer jornalismo. É a oportunidade de adquirir, de uma maneira clara e precisa, dicas determinantes para a produção de uma reportagem de impacto e reconhecimento.

02 fevereiro 2009

Literalmente, ridículas! rs

É sempre bom reunir os amigos e aproveitar momentos descontraídos para rir muito. E foi isso o que eu e minhas amigas da igreja fizemos na última sexta-feira, dia 30/01. Em clima de muita alegria, organizamos uma "Festa do Ridículo".


Posso dizer que nos divertimos bastante. Todas vestidas à caráter. Uma mais "brega" que a outra.

Estávamos em onze meninas, literalmente mal-vestidas. A festa ocorreu na casa da jovem Luana.

Depois de um período, decidimos andar nas proximidades do local e provocamos muitos risos. Na rua, as pessoas passavam perto, olhavam, e, acredito eu, que pensavam: "Da onde saiu esse povo?!", hehe.




Tiramos muitas fotos e brincamos bastante. Ah! E depois daquele "mico" todo, não poderia faltar a premiação. Inventamos um nome para os nossos personagens e desfilamos para as juradas, que foram a Tamyris e a Valéria. Foi muito divertido.










Atenção para a classificação:

1º lugar: Eu

2º lugar: Luana

3º lugar: Daiane





Depois das fotos, voltamos à casa da Luana para saborear salgadinhos, doces e refrigerante.



Em seguida, brincamos de mímica e cantamos alguns louvores a Deus.



Foi uma noite muito especial.


Acompanhe as fotos, rs.